NATAÇÃO ADAPTADA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA APLICADAS ÀS CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Publicações Acadêmicas UNICATÓLICA
  • MAIARA DE FÁTIMA OLIVEIRA MACIEL Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil
  • FRANCISCA ALDENISA PEIXOTO DA SILVA Centro Universitário Católica de Quixadá, UniCatólica, Brasil

Palavras-chave:

Natação, Transtorno, Educação, Planejamento

Resumo

A presente pesquisa descreve estratégias pedagógicas que podem ser usadas na natação adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autistas (TEA). A natação adaptada é direcionada às pessoas com alguma deficiência ou necessidades específicas que precisem de um protocolo personalizado, neste caso o autismo que é um transtorno e as crianças podem se beneficiar de tal atividade para melhorar sua qualidade de vida, superar suas dificuldades de relações interpessoais e aprimorar suas habilidades motoras e cognitivas A metodologia aplicada foi de revisão bibliográfica usando do banco de dados SciELO e da Biblioteca da Unicatólica encontrando 6 trabalhos de 2002 a 2020 que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, bem como a leitura na íntegra.

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Publicado

30-08-2024

Edição

Seção

Trabalho de Conclusão de Curso I